Privilégios da patetice

Como era de esperar, a conversa sobre os “bandidos dos funcionários” vai resultar no óbvio: os “bandidos dos funcionários” vão passar a ser os únicos a trabalhar 40 horas, já que quase todos os outros trabalham menos do que isso (alguém fez a investigação que eu não fiz); as 40 horas são o limite que o Código do Trabalho não permite ultrapassar, mas quase todas as profissões têm horários inferiores. O mesmo se passa com os dias de férias e muito mais. Tudo estabelecido nos respectivos acordos colectivos de trabalho (há mesmo sectores duais: os qualificados trabalham 35 horas, os não-qualificados mais de 35).

Outra coisa que não percebo é o ódio à ADSE. A ADSE é um sistema para que os funcionários descontam de forma a ter os benefícios. Nesse sentido, é um sistema como o que existe em muitos sectores privados. O mais famoso é o SAMS, dos bancários (mas há muitos mais). Pode dizer-se, e com razão, que os funcionários públicos não descontam o suficiente para o sistema ser auto-sustentado. Mais isso resolve-se com o aumento das contribuições, o que aliás vai acontecer. De resto, um sistema do tipo ADSE talvez fosse o que se devesse usar para todo o país, em vez do soviético SNS.

E também dava para falar dos despedimentos, mas não tenho tempo agora.

A conversa do “bandido do funcionário” é uma óbvia idotice que serve para esconder a incapacidade deste governo em fazer efectivas reformas: arranja-se um espantalho e depois convece-se os incautos de que se está a acabar com os “privilégios” de quem “não deixa isto ir para a frente”.

Eu acho muito importante a reforma do Estado (ando há anos a defendê-la em locais bem públicos), mas neste género de patranha é que não me apanham.

Advertisements


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s