O rentismo em acção 2

Mudei há pouco de operador de cabo. Ficou assente que a factura viria todos os meses no dia 21. Ao fim de dois meses começou a aparecer a 15, ao fim de quatro apareceu a 7. Em resumo, neste momento querem cobrar quase um mês adiantado. Deixando isto seguir, sabe-se lá onde acaba. Num mercado concorrencial, já tinha mudado para outro. Até porque ora falha a Internet, ora falha a televisão. Mas há o contrato de “fidelização” (?!), e o outro operador é a mesma coisa.

O processo de privatizações dos anos 90 ajudou a criar estas empresas de pacotilha, com péssimo serviço e cheias de esquemas manhosos. Na maior parte dos casos, infelizmente, as privatizações limitaram-se a substituir o monopólio público pelo monopólio (ou quase monopólio) privado, com o consumidor, literalmente, a pagar a factura. Durante anos disse-se que era necessário rever a Constituição para privatizar e trazer crescimento à economia. A Constituição foi revista em 1989 e seguiram-se as privatizações. De então para cá, o crescimento económico só piora. Não existe uma ligação causal entre as duas coisas: a situação anterior era igual ou pior. Mas as privatizações também não trouxeram o crescimento.

Porque o problema não é só o estatuto da propriedade. É também a organização dos mercados. Não basta privatizar. Os mercados também têm de ser construídos de maneira a não criar aquilo que por cá vemos na electricidade, no gás, na gasolina, nas telecomunicações…

Por isso, a ideia defendida por um banqueiro português de que as privatizações vão ajudar ao crescimento do PIB deve ser lida com cautela, em particular pelo argumento utilizado: as empresas públicas geram prejuízo, as empresas privadas vão dar lucro. Pois sim, mas sem concorrência (ou sem concorrência digna do nome) vão fazê-lo pelo aumento do preço e não pela redução de custos e melhoria do serviço. Assim, obrigado, mas não, obrigado.

Advertisements


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s