Europa? O que é isso?

A persistente paixão dos europeus (e não apenas os de esquerda) por Obama é incompreensível. Como podem eles não se sentir encornados depois de o arrebatamento de há quatro anos ter sido correspondido com a mais completa indiferença? A.A. Gill, em artigo hoje no New York Times, nota-o muito bem: “Mr. Obama never wrote, he never phoned, he never sent flowers or asked what we’d like, or if we had a beverage preference. He plainly didn’t care about Europe, and he didn’t care to pretend that he cared“.

Nada de mais, não fora dar-se o caso de os EUA serem também eles os fundadores e os protectores do “projecto europeu”, agora em crise. Obama simplesmente não se lembrou dessa responsabilidade. A sua única preocupação foi tentar adiar a implosão do euro até estar eleito. O último presidente americano a preocupar-se com a Europa foi Bush: a “nova Europa”, a “velha Europa”, quem não se recorda? Ao menos falava-se na Europa. Mais do que isso: a Europa era essencial ao projecto americano de afirmação das democracias ocidentais no mundo. A maior parte da Europa não quis, a maior parte do mundo não quis. O mundo ocidental como o havíamos conhecido desde 1945 acabou. O segundo mandato de Bush foi já um pensoso exercício, alive and kicking, de humilhação dos EUA pelo resto do planeta (com a Europa a liderar a tropa fandanga). A Europa como amiga dos EUA passou a ser um fardo e uma chatice que vem atrelada como uma dívida por pagar.

Caso seja eleito, Romney também não se preocupará com a Europa. O elo simplesmente quebrou-se entre eles e nós. God bless America? God help Europe.

Advertisements


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s